A válvula termostática – destaque entre as peças de carros importados – é um importante componente do sistema de refrigeração de um veículo. Situada entre o motor e o radiador – e geralmente conectada – à mangueira superior ou inferior do radiador, a válvula se abre e fecha para permitir ou impedir que o líquido refrigerante flua para o radiador.
Impedir o fluxo do líquido refrigerante pode parecer ir contra toda a premissa de como o sistema de refrigeração funciona, mas há uma boa razão para isso. Quer entender mais sobre esse assunto: Continue lendo este artigo da Euro Brake, fornecedora de auto peças de carros importados!
Funcionamento da válvula termostática
Quando o motor arranca, o líquido de arrefecimento já arrefecido começa a fluir através do bloco do motor. Então, à medida que o motor aquece de tal forma que a temperatura atinge 90 graus Celsius (aproximadamente), as válvulas do termostato se abrem. Em outras palavras, se contraem, abrindo uma passagem para que o líquido refrigerante quente entre no radiador.
Depois de chegar ao radiador, o líquido refrigerante passa por aletas de alumínio dispostas paralelamente umas às outras, funcionando como trocadores de calor. Desse modo, o líquido refrigerante quente perca o calor para a atmosfera e, depois de frio, então circula novamente no motor, absorvendo o calor.
E, então, é novamente liberado na atmosfera através do radiador. Este ciclo continua de forma que o motor esfrie constantemente, mantendo o motor a uma temperatura constante.
Motor Frio
Quando o termostato determina que o motor está muito frio, ele fecha sozinho. Isso evita que o líquido refrigerante saia do motor e seja encaminhado para o radiador para resfriamento. Essa ação também faz com que o líquido refrigerante aqueça com o calor do motor, esquentando o motor como um todo.
Motor Quente
Quando o termostato identifica que o motor está esquentando demais, ele se abre. Isso ajuda com que líquido refrigerante fresco e frio entre no sistema, começando a resfriá-lo até uma temperatura mais segura. O líquido refrigerante que esquentou é, então, enviado para o radiador para resfriamento.
Válvula presa
O problema mais comum que uma válvula termostática pode ter, que fará com que ela pare de funcionar, é ficar presa na posição aberta ou fechada. Esse travamento, portanto, leva ao aquecimento ou ao esfriamento do motor, afetando gravemente o desempenho do seu carro.
Se você está preocupado com a possibilidade de travamento da válvula, faça os seguintes testes:
- Preparação: Desconecte o cabo negativo da bateria e drene um pouco do líquido refrigerante do sistema. Isso evitará qualquer derramamento durante o teste.
- Remoção: Remova a mangueira superior do radiador, remova a caixa do termostato e, finalmente, o próprio termostato. Ao retirar o termostato, anote a temperatura que está estampada nele.
Manutenção das peças de carros importados
Não há necessidade de se preocupar se você não tiver experiência em mecânica, pois a válvula pode ser testada e trocada por um profissional. Mas observe possíveis alterações de funcionamento em seu veículo, excesso de ruídos do motor e dificuldade de partida do carro.
Se o motor está esquentando muito, leve-o a um mecânico e providencie também novas auto peças de carros importados, que você encontra na Euro Brake, sua distribuidora oficial de peças para marcas como Porsche, Audi, BMW, Jaguar, Land Rover, Mercedes Benz, Mini, Smart, Volvo, Volkswagen