/
Sensor de virabrequim: o que é e sua importância
/

Sensor de virabrequim: o que é e sua importância

Sensor de rotação do Virabrequim

Agora você pode ouvir este artigo!


Sensor de virabrequim. O nome parece um pouco estranho, mas esse dispositivo está entre as peças para carros importados que mais necessitam de atenção. Afinal, quando apresenta desgaste, o sensor necessita de troca urgente para evitar, por exemplo, o surgimento de problemas na injeção de combustível, entre outros problemas.

Além disso, o sensor de virabrequim apresenta mais algumas importantes funções, conforme você verá neste artigo da Euro Brake, fornecedora de peças para carros importados. Confira tudo aqui em nosso blog!

O que é o sensor de virabrequim?

Um sensor de posição do virabrequim é um componente eletrônico usado em um motor de combustão interna. Assim, sua função é monitorar a posição e a velocidade de rotação (RPM) do virabrequim. A unidade de controle eletrônico (UCE) usa essas informações para controlar a injeção de combustível, o sincronismo do sistema de ignição e outros parâmetros do motor.

O sensor é instalado próximo à polia principal, ao volante, à árvore de camé, à carcaça da campainha da transmissão, ao bloco de cilindros do motor ou ao próprio virabrequim.

Problemas e causas do Sensor de Virabrequim defeituoso

  • Superaquecimento do motor: A temperatura do motor, quando está acima da temperatura normal, provoca o derretimento da cobertura plástica e causa danos ao sensor do virabrequim.
  • Problemas de circuito: O sensor não consegue enviar o sinal para o Módulo de Controle do Trem de Força (PCM) devido a tensão defeituosa ou fiação solta, desgastada ou danificada.
  • Correia dentada quebrada.

Sinais de um sensor de virabrequim com desgaste

O sensor CKP é uma entrada primária para o PCM; um sensor defeituoso pode causar uma série de problemas diferentes. Entao, confira alguns dos sinais mais comuns do sensor de posição do virabrequim defeituoso:

1. Verifique se a luz do motor está acesa no painel do carro

Se tiver problemas com o sensor de posição do virabrequim, o motor de verificação acenderá para informar o motorista.

2. Partida difícil e/ou parada

O sensor é responsável por monitorar a posição, velocidade do virabrequim e outros parâmetros que desempenham um papel importante na partida do motor. Quando o componente eletrônico apresenta uma falha interna, ele não consegue enviar o sinal ao controle de trem de força. Logo, isso faz com que o motor dê partida com força ou trave.

3. O motor funciona mal ou falha na ignição

O sintoma mais comum associado a um sensor de posição do virabrequim ruim/defeituoso é o motor funcionar mal ou falhar. 

O dispositivo com falha não consegue fornecer as informações corretas sobre a posição de um pistão no motor, causando falha na ignição. Esta falha, portanto, pode causar danos aos componentes e deve ser reparada o mais rápido possível.

4. Má economia de combustível

O sensor com desgaste que não possui informações de tempo compromete a injeção de combustível pelos injetores, que não bombeiam combustível para o motor de forma eficiente. 

Desse modo, o veículo perde potência e consome mais combustível. Se você notar que o carro consome mais combustível ao dirigir na mesma distância, é sinal de um sensor com defeito.

Compre peças para carros importados na Euro Brake!

A Euro Brake é uma fornecedora de peças para carros importados confiável que oferece ampla gama de autopeças para seu veículos importados como: Audi, Porsche, BMW, Jaguar, Volvo, entre outras. 

Temos um estoque à pronta entrega com mais de 15 mil itens, além de atendimento personalizado nas suas necessidades.  Entre em contato conosco e peça um orçamento para as peças do seu carro importado!