/
Sapata do freio: dicas de quando saber a hora de trocar
/

Sapata do freio: dicas de quando saber a hora de trocar

Sapata do freio

As sapatas de freio são peças para carros importados que fazem toda a diferença na eficiência da frenagem. Afinal, a sapata de freio é projetada para ajudar a parar o veículo, tendo uma função diferente da pastilha de freio. 

No blog da Euro brake, fornecedora de auto peças importadas, entenda por que essas peças para carros importados são importantes e qual é o momento certo da substituição desses componentes mecânicos. 

O que é uma sapata de freio?

Embora as pastilhas e sapatas de freio desempenhem funções semelhantes, elas apresentam utilidades diferentes. As pastilhas de freio fazem parte de um sistema de freio a disco. Nesses sistemas, ocorre a compressão das pastilhas por uma pinça contra um disco do rotor – daí o nome freio a disco. Então, as pastilhas comprimidas contra o rotor geram o atrito necessário para parar o carro.

Já as sapatas de freio fazem parte de um sistema de freio a tambor. As sapatas de freio são componentes produzidos com um material de fricção áspero em um dos lados. 

Elas ficam dentro de um tambor de freio ou discos de freio. Assim, quando o pedal do freio é pressionado, as sapatas do freio são forçadas para fora, empurrando o interior do tambor do freio e desacelerando a roda.

Os freios a tambor e as sapatas de freio fazem parte de um tipo mais antigo de sistema de frenagem. Por isso, tornaram-se menos comuns nos veículos modernos. No entanto, alguns modelos de veículos terão freios a tambor nas rodas traseiras, uma vez que os freios a tambor são mais acessíveis de fabricar.

Potência de frenagem

Outra diferença entre sapatas e pastilhas de freio é a quantidade de força que cada uma delas requer para parar o veículo. 

A sapata de freio normalmente tem uma área áspera maior para criar o atrito necessário na parada do carro. Mas o componente normalmente não tem tanto poder de frenagem quanto as pastilhas de freio em um sistema de freio a disco. 

Os freios a disco fornecem maior potência de frenagem muito mais rápido do que os freios a tambor, permitindo que o carro pare mais cedo e em distâncias mais curtas.

Expectativa de vida do dispositivo mecânico

A sapata de freio tende a apresentar maior durabilidade em relação às pastilhas de freio devido à sua localização dentro do sistema. Por estarem posicionadas na parte traseira do veículo, as sapatas de freio não precisam suportar tanta força de frenagem.

Quando substituir as sapatas de freio?

De fato, as sapatas de freio não demandam manutenção tão frequentemente quanto as pastilhas de freio. Mas é fato também que esses componentes não durarão para sempre. 

Assim como as pastilhas de freio, as sapatas de freio devem ser trocadas para evitar problemas com o sistema de freios, ocasionando a falha nos freios. 

Dependendo da qualidade das sapatas – considerando que as auto peças importadas possuem alta qualidade – essas peças podem ter longa durabilidade. No entanto, alguns fatores interferem na durabilidade da maioria das peças de um veículo, incluindo, maus hábitos de direção, as condições da estrada e o clima. 

Sim, até mesmo o clima é capaz de afetar a vida útil dos componentes do freio – independentemente de você ter freios a disco, freios a tambor ou ambos!

Sinais de desgaste no sistema de freios

  • Ruído quando aciona o pedal do freio;
  • Eficiência reduzida do freio de estacionamento;
  • Vibração no volante quando o pedal do freio é acionado.

Dicas para a troca das sapatas de freio:

  • Realize uma inspeção visual do sistema de freios, incluindo componentes de freio dianteiro e traseiro;
  • Realize inspeção do fluido de freio, condição do cilindro mestre e freio de emergência.

Sapatas de freio e autopeças importadas é na Euro Brake!

A Euro Brake é a fornecedora de peças para carros importados com o maior estoque à pronta entrega. Atendemos a marcas como Audi, Porsche, BMW, Jaguar, Volvo entre outras, oferecendo peças importadas com garantia e qualidade. Entre em contato com a nossa equipe comercial!