/
Retentor do Comando: sinais que a peça está apresentando defeitos
/

Retentor do Comando: sinais que a peça está apresentando defeitos

Retentor do Comando sinais que a peça está apresentando defeitos

O retentor do comando está entre as peças de Land Rover e auto peças de Volkswagen mais importantes. Afinal, é esse componente do motor o responsável por evitar vazamentos de óleo e garantir a lubrificação adequada. Quando o retentor apresenta defeitos, inúmeros problemas podem aparecer, prejudicando profundamente o desempenho e a durabilidade do motor.

Quer conhecer um pouco mais sobre as funções desta peças nos carros importados? Entre e veja aqui no Blog Euro Brake!

O que é um retentor de controle?

Um retentor de controle de carro mantém a unidade de controle de um veículo no lugar. Por sua vez, a unidade de controle é um dispositivo eletrônico que controla várias funções do carro, como: motor, transmissão, freios e airbags. As unidades de controle geralmente estão localizadas no compartimento do motor ou sob o painel. Para manter o desempenho e a segurança do carro, a substituição periódica do retentor de controle é crucial.

Funções do retentor:

  • Ajuda a proteger a unidade de controle contra danos físicos causados ​​por vibração ou impacto.
  • Garante que a unidade de controle esteja alinhada corretamente com seus conectores correspondentes, o que é essencial para uma conexão elétrica adequada.
  • Evita o superaquecimento da unidade de controle permitindo que o ar circule ao redor dela.

Sinais de que o retentor do comando está danificado

Alguns sinais comprovam que o retentor de comando está necessitando de manutenção ou de troca, por exemplo:

1. Vazamento de óleo

O sinal mais evidente de possíveis danos no retentor é a presença de vazamentos de óleo na região do motor. Então, fique atento se isso ocorrer especialmente na parte superior onde se localiza o retentor. O óleo pode pingar no chão da garagem, manchar o motor ou até mesmo causar fumaça azulada no escapamento.

2. Ruídos estranhos

O desgaste do retentor é capaz de produzir ruídos metálicos ou batidas no motor, principalmente durante a partida do motor ou quando ele atinge altas rotações.

3. Perda de potência

A falta de vedação adequada muitas vezes ocasiona a perda de compressão no motor, resultando em perda de potência e dificuldade para acelerar.

4. Consumo excessivo de óleo

Um retentor com defeito facilita a queima do óleo dentro do motor, aumentando o consumo de óleo, além de produzir uma fumaça azulada no escapamento.

5. Cheiro de queimado

O vazamento de óleo e o contato com partes quentes do motor causam, sobretudo, um cheiro característico de queimado. Por isso, fique atento a esse sinal!

O que pode causar desgastes no retentor de comando?

As constantes variações de temperatura do motor estão entre as principais causas de aceleração do desgaste do retentor. Do mesmo jeito, o tempo de uso é capaz de endurecer a peça e fazê-la perder a elasticidade, facilitando o surgimento de rachaduras e vazamentos.

Isso sem contar que as vibrações do motor também aumentam as chances de desgaste do retentor.

Peças de Land Rover e auto peças para Volkswagen você encontra na Euro Brake!

Ao notar qualquer um dos sinais mencionados, procure um mecânico qualificado para realizar uma avaliação completa do motor. Além disso, quando falamos de Auto Peças Importadas é importante ter a confiança da qualidade e procedência. E aqui com a Euro Brake você tem os maiores especialistas nas marcas Audi, BMW, Jaguar, Land Rover entre outras marcas importadas!

Fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar!