Está procurando peças para carros importados, peças para Volvo ou apenas está em busca de informações úteis sobre componentes de veículos importados? O blog da Euro Brake, fornecedora de auto peças para Volvo, é o lugar certo!
O tema da vez é a diferença entre dois dispositivos muito importantes para o funcionamento de um carro: vela de ignição e vela de aquecimento. Você conhece as características e funções de ambas as velas? Vamos explicar em todos os detalhes neste artigo do Blog Euro Brake. Confira!
O que é uma vela de ignição?
A vela de ignição é parte essencial da ignição do seu veículo importado, pois seu carro a gasolina não dará partida sem ela. Então, basicamente, é um componente elétrico encontrado no cabeçote do motor, que recebe uma carga de alta voltagem da bobina de ignição conectada. A carga, por sua vez, passa pela vela de ignição até os eletrodos, onde provoca uma faísca elétrica, causando a combustão.
As velas de ignição têm um condutor central, cercado por um isolante e coberto por uma peça similar à uma concha. Além disso, o isolante, geralmente feito de cerâmica, é importante para garantir que a faísca aconteça apenas na ponta do eletrodo.
Como a vela de ignição está localizada na parede da câmara de combustão, ela tem que se encaixar perfeitamente para que a câmara de combustão permaneça selada contra altas pressões e temperaturas por longos períodos de tempo e uso prolongado.
Como funciona uma vela de ignição?
Em resumo, a vela de ignição funciona continuamente, assegurando que o motor trabalhe de forma adequada. Em um carro a gasolina, o combustível é misturado com o ar de admissão no corpo do acelerador antes de ser injetado na câmara de combustão. Então, a vela de ignição recebe uma carga de alta voltagem da bobina de ignição, fazendo com que ela faísque e inflame a mistura ar-combustível. Vale destacar que esse processo é repetido milhares de vezes por minuto.
O que é uma vela aquecedora?
É possível dar partida em um motor a diesel quente sem usar uma vela de aquecimento, ou em climas quentes, graças à temperatura relativamente alta do ar de admissão e à temperatura de ignição relativamente baixa do diesel. No entanto, isso não é suficiente para garantir a ignição adequada do combustível injetado em todas as temperaturas, o que resulta em maiores emissões de escape.
Mas é nesse momento que a vela de aquecimento resolve o problema. Afinal, é um dispositivo de aquecimento elétrico localizado em cada cilindro do motor a diesel, favorecendo partidas confiáveis do motor em todas as condições climáticas.
Qual é a aparência de uma vela de aquecimento?
Uma vela de incandescência é uma peça longa e fina de metal com um elemento de aquecimento na ponta. O elemento de aquecimento é construído de materiais que resistem à oxidação e altas temperaturas.
Como funciona uma vela de aquecimento?
Ao contrário de uma vela de ignição, que funciona continuamente enquanto você dirige, uma vela de aquecimento só é necessária durante o processo de ignição. A vela de aquecimento funciona eletrificando o elemento de aquecimento para que ele aqueça e emita luz visível.
A partir disso, o ar de admissão é comprimido antes que o spray do injetor de combustível direcione o combustível para a ponta quente da vela de incandescência durante a injeção do combustível. O combustível injetado se mistura com o ar comprimido, evapora e inicia a combustão quase simultaneamente, mesmo quando o motor está frio.
Você encontra velas de ignição e velas de aquecimento na Euro Brake, fornecedora de peças para carros importados!
Se o seu carro estiver apresentando problemas em alguns desses componentes, entre em contato com a Euro Brake. Somos distribuidora de auto peças importadas para marcas como Volvo, Audi, BMW, Jaguar e outras, oferecendo mais de 15 mil itens à pronta entrega. Fale com nossos especialistas e veja como podemos ajudar!