Está buscando auto peças BMW para o seu veículo de marca? De tempos em tempos, é essencial fazer substituições de peças e componentes que apresentam desgastes. Investir neste cuidado irá prevenir maiores problemas para o seu carro e ainda garante mais proteção aos usuários do veículo. Assim, uma das peças que necessita de verificação periódica é o freio a vácuo, também chamado de freio ABS.
Essa tecnologia oferece muitas vantagens que vão além do travamento das rodas. Saiba mais detalhes sobre esse componente fundamental para o seu carro importado no Blog Euro Brake!
O que é o freio a vácuo, ou freio ABS?
Um sistema de freio antibloqueio (ABS) é um recurso de segurança que impede o travamento das rodas para evitar derrapagens ou para manter mais controle durante a derrapagem. Sem o sistema ABS, os veículos têm mais probabilidade de capotagem nas estradas.
O Freio ABS consiste em sensores de computador e válvulas solenoides que monitoram a velocidade das rodas. Então, o ABS detecta quando as rodas estão prestes a travar durante uma situação de frenagem de emergência, liberando força de frenagem suficiente a fim de manter a tração com a superfície da estrada. O sistema de freio antibloqueio permite que os motoristas mantenham mais controle do veículo, modificando a pressão do freio.
No entanto, sem esse sistema de freio a vácuo, os motoristas podem facilmente perder o controle da direção de seus veículos ao derrapar. Em estradas com superfícies escorregadias, o ABS representa uma segurança extra para os condutores.
Como funciona o sistema de freio antibloqueio?
Antes dos freios antibloqueio, os motoristas eram ensinados a “bombear os freios” quando começavam a derrapar em estradas escorregadias. Mas, hoje, o ABS faz isso para os motoristas – só que de forma mais rápida e precisa.
O ABS é composto por sensores de velocidade das rodas, uma unidade de controle eletrônico (ECU), válvulas e uma bomba. Além disso, o sistema possui sensores que monitoram constantemente a velocidade das rodas do veículo.
Desse modo, os sensores enviam dados para a ECU. Já o controlador do ABS monitora a desaceleração rápida, um sinal precoce de bloqueio de roda. Quando o controlador do ABS detecta uma desaceleração rápida ou uma parada de emergência, ele usa uma válvula na linha de freio para reduzir a pressão na roda. Isso, então, causa a aceleração do veículo.
O controlador usa uma bomba para aumentar a pressão novamente até que a roda desacelere. No entanto, por causa do ABS, o pneu desacelera na mesma taxa de redução de velocidade que o veículo.
Quando o sistema de freio antibloqueio estiver funcionando, os motoristas sentirão o pedal do freio “pulsando”, porque isso é uma rápida abertura e fechamento das válvulas — ou seja, os freios “bombeando”.
Vantagens do sistema de freio antibloqueio ou ABS
- Um sistema de freios ABS reduz a distância de frenagem à medida que a pressão apropriada é aplicada para parar o carro.
- Como as rodas não travam quando o veículo para, isso evita o desgaste irregular dos pneus.
- O ABS compartilha alguma infraestrutura básica com o Sistema de Controle de Tração (TCS), o que facilita a instalação do sistema de controle de tração em carros nas fábricas.
- Reduz o desgaste das pastilhas e discos de freio.
- Em caso de frenagem brusca, você pode desviar de obstáculos com o carro.
Como o Freio ABS impede que as rodas travem enquanto os freios são aplicados, eles desempenham um papel importante em salvar os passageiros de acidentes fatais em caso de frenagem brusca em altas velocidades.
Por isso, mantenha sempre esses componentes em bom estado e fique atento a sinais de problemas. E quando precisar, conte com a Euro Brake seu fornecedor mais confiável de Auto Peças Importadas! Aqui você encontrará peças certas para seu veículo premium.