/
Como perceber problemas na suspensão do veículo?
/

Como perceber problemas na suspensão do veículo?

Como perceber problemas na suspensão do veículo?

Como fornecedora de auto peças para Mercedes e auto peças para Volvo, além de outras marcas, a Euro Brake se compromete a trazer conteúdos importantes sobre o funcionamento e auto peças de veículos importados. Por isso, o assunto deste artigo é o sistema de suspensão do seu carro.

Você pode desfrutar de uma viagem confortável e estável graças ao sistema de suspensão do seu carro. Isso porque ele absorve os solavancos e irregularidades encontrados em qualquer superfície da estrada, favorecendo a aceleração, frenagem e curvas com segurança.

À medida que as peças do sistema de suspensão se desgastam com o tempo, note que a direção do veículo fica mais rígida do que o normal. Um sistema de suspensão desgastado certamente afeta a distância de parada em até 20%. Então é muito importante verificar quaisquer problemas o mais rápido possível.

Para um leigo, às vezes é difícil detectar a ocorrência de problemas na suspensão do veículo. Contudo, há alguns sinais que você pode observar. Saiba mais!

Teste 1 – Estabilidade geral do carro

Se uma mola no sistema ceder ou quebrar, é provável que o seu veículo fique mais baixo de um lado do que do outro. Desse modo, tente estacionar em uma superfície nivelada e faça, se possível, o “teste de salto”.

Coloque algumas bagagens pesadas na parte da frente ou de trás do seu carro e preste bastante atenção em quantas vezes o carro salta antes de parar. Se ele continuar a saltar mais de duas ou três vezes, provavelmente há um problema.

Verificação de fluido

Quando você dirige sobre ruas e estradas com pavimentação repleta de buracos, as molas da sua suspensão comprimem e expandem para absorver qualquer movimento vertical. Os amortecedores, então, amenizam a instabilidade na direção, o que impede o carro de balançar.

No entanto, às vezes o fluido retido nos amortecedores pode vazar, o que eventualmente causará falha na suspensão. Caso possível, dê uma olhada nos amortecedores (localizados sob o carro, perto das rodas). Se estiverem cobertos de óleo, há um vazamento que precisa ser consertado.

Pneus desgastados de forma irregular

O desgaste uniforme dos pneus é previsível ao longo do tempo. Mas se os pneus do seu veículo apresentam desgaste mais de um lado do que de outro, então esse fato pode ser um sinal claro de problemas na suspensão.

Quando a parte interna ou externa do pneu do seu veículo estiver mais gasta que o restante, isso pode ser resultado de um sistema de suspensão com mau funcionamento ou de um alinhamento incorreto das rodas.

Condução difícil

Muitas coisas podem afetar o manuseio do seu carro e dificultar o controle, por exemplo, o alinhamento incorreto das rodas ou a resposta ruim da direção. Com um sistema de suspensão com defeito, você notará uma espécie de “puxão” ao fazer curvas, às vezes acompanhado de um som de batida.

Tal sinal pode ser efeito de uma barra estabilizadora danificada que não mantém mais o carro estável contra a força da curva – um sério risco de segurança se não for verificado.

Problemas na frenagem

A parte dianteira do seu carro afunda ou inclina quando você aciona os freios? Esses sintomas quase certamente indicam um problema com o sistema de suspensão e podem ser causados ​​por amortecedores desgastados.

Qualquer comportamento incomum quando você usa os freios é motivo de preocupação e deve ser investigado o mais rápido possível para evitar colocar você e seus passageiros em perigo!

Peças para suspensão é na Euro Brake

A Euro Brake é distribuidora de auto peças para Mercedes, auto peças para Volvo, BMW, Land Rover, entre outras marcas importadas. Entre os componentes que oferecemos em nosso estoque estão as peças para sistema de suspensão, todas com garantia e alta qualidade. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento especializado e tire suas dúvidas!