Embora os veículos estejam a cada dia mais modernos, contando com autopeças importadas com recursos tecnológicos, os freios a vácuo provavelmente continuarão no mercado automotivo por muito tempo ainda. Afinal, eles são eficientes e econômicos, amplificando a força exercida pelo motorista ao frear.
Para que um freio a vácuo funcione, ele precisa de uma fonte de vácuo: é aí que entra em cena a bomba de vácuo do freio. Neste artigo da Euro Brake, fornecedora especializada em autopeças importadas, entenda mais sobre como funcionam as bombas a vácuo e quais requisitos conferir antes de comprar esse tipo de peça automotiva!
Em todo motor de pistão, o vácuo é gerado durante o curso de admissão, à medida que o pistão desce no cilindro e as válvulas de admissão são abertas. Mas os motores modernos mudaram. A eficiência aumentada reduziu a quantidade de vácuo disponível para o servofreio. Como os motores foram reduzidos para 2,0 e até 1,4 litros, isso significa que há menos deslocamento para gerar o vácuo.
O tempo de válvula variável diminuiu ainda mais o vácuo gerado porque o tempo de abertura pode ser programado para permitir um efeito de limpeza, de modo que parte do ar de admissão passe pela válvula de escape. Então, esse ar é destinado ao catalisador para que os hidrocarbonetos não queimados possam, de fato, ser queimados.
A turbocompressão também eliminou o vácuo tradicional no coletor de admissão. O turbocompressor produz pressão positiva ou aumento no coletor de admissão. Mas o único momento em que um motor pode estar sob vácuo é quando o motor está desacelerando e, por sua vez, o acelerador está fechado.
Uma bomba de vácuo elétrica do freio é um componente essencial em veículos modernos, especialmente os equipados com motores turbo ou com sistemas de injeção direta. Assim, sua função primordial é gerar o vácuo necessário para auxiliar o sistema de freios, proporcionando uma frenagem mais suave e eficiente.
O funcionamento básico de uma bomba de vácuo elétrica é relativamente simples. Um pequeno motor elétrico aciona um mecanismo interno, geralmente composto por palhetas ou diafragmas. Ao girar, o mecanismo cria câmaras de vácuo que aspiram o ar, reduzindo a pressão dentro dessas câmaras. O vácuo gerado é então conduzido mediante tubulações para o servofreio, um componente que amplifica a força aplicada ao pedal do freio.
Esse componente elétrico desempenha um papel crucial já no que diz respeito à assistência à frenagem. O vácuo gerado pela bomba auxilia o motorista, reduzindo a força necessária para acionar os freios, especialmente em emergências.
Além disso, a autopeça importada faz toda a diferença na modulação da frenagem, possibilitando uma modulação mais precisa da força de frenagem. Isso, por sua vez, favorece um controle mais suave do veículo.
Além do sistema de freios, o vácuo gerado pela bomba pode ser utilizado para operar outros componentes, como válvulas de controle de emissões e atuadores de portas.
Ao observar esses sinais, é hora de providenciar uma nova bomba por meio de um fornecedor confiável de autopeças para carros importados.
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