O óleo tem a função de lubrificar todas as peças móveis do motor para evitar desgaste prematuro. Além de lubrificar, o óleo ainda aumenta a eficiência e fornece o desempenho ideal para as peças importadas móveis. Por isso, neste artigo da Euro Brake, distribuidora de peças de carros importados, você entenderá a importância da troca regular do óleo e da manutenção da bomba de óleo.
Se seu veículo apresenta problemas no motor, saiba que pode ser a bomba de óleo. Isso porque ela é responsável por mover o líquido viscoso pelo motor para as áreas onde a lubrificação é necessária. Uma bomba de óleo com defeito não enviará óleo suficiente para essas áreas. Desse modo, o motor pode sofrer uma falha impactante, comprometendo a segurança dos motoristas.
Bomba de Óleo: Onde fica?
Conhecer o local exato onde o óleo fica armazenado é o primeiro passo para fazer verificações regulares e possíveis trocas. A bomba de óleo geralmente fica dentro do cárter de óleo do veículo. Por sua vez, o cárter se situa na parte inferior do carro, sendo necessário remover o parafuso para drenar o líquido durante suas trocas.
As bombas de óleo são normalmente acionadas pelo virabrequim ou por um eixo de comando. No entanto, a ativação também ocorre por meio da correia ou corrente de distribuição. O acesso à bomba de óleo envolverá a remoção do cárter de óleo e, possivelmente, das tampas na lateral do motor, dependendo do design do motor do seu veículo.
Sinais de Desgaste da Bomba de Óleo
1. Geração de Ruído
A boa bomba de óleo deve ser silenciosa, principalmente quando o veículo estiver funcionando. Portanto, ao ouvir sons incomuns de zumbido ou chiado vindos do local da bomba de óleo, considere substituí-la. Afinal, esses ruídos são o resultado do desgaste das engrenagens da bomba.
2. Luz de Baixa Pressão de Óleo
Os motores são projetados com um sistema de monitoramento da pressão do óleo, criado para monitorar a pressão do óleo do motor em funcionamento. Além disso, esse sistema tem a função de avisar o motorista quando a pressão estiver muito baixa para a operação ideal do motor.
Você verá um indicador em vermelho no painel do veículo, que se parece a uma bomba antiga de óleo. Se essa luz de advertência aparecer no seu painel, você deve parar com segurança e adicionar um pouco de óleo ao motor. Assim que a luz apagar, então o problema foi sanado. Mas se o indicador de pressão de óleo permanecer aceso, evite ligar o motor antes de verificar a bomba de óleo para garantir que ela esteja funcionando.
3. Ruído do Trem de Válvulas
A parte superior do seu motor contém o trem de válvulas, que pode incluir elevadores, hastes de pressão, vedações, guias de válvulas e outros componentes de movimento rápido. A falta de lubrificação causa o atrito entre as peças, metal com metal, e isso criará ruídos de fricção que normalmente não estão presentes em um motor que funciona corretamente. Além disso, o atrito também reduz a vida útil dos componentes.
4. Aumento da Temperatura do Motor
Quando o óleo não está lubrificando o motor corretamente, ele reduz muito o atrito em todas as partes móveis. Desse modo, o aumento do atrito resulta em maior produção de calor. Então se a pressão do óleo estiver muito baixa, isso fará com que a temperatura do motor aumente, levando ao superaquecimento. Se a luz de advertência da temperatura do motor acender no painel, pode ser resultado de uma bomba de óleo com danos.
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