/
Bico injetor: devo trocar ou limpar?
/

Bico injetor: devo trocar ou limpar?

Bico injetor: devo trocar ou limpar?

Você possui um carro importado? Então é fundamental estar atento às necessidades de trocas de auto peças para BMW, auto peças para Volvo, auto peças para Jaguar ou peças para outros modelos de veículos

Essas auto peças sofrem com os desgastes por conta do uso (às vezes do mau uso) do automóvel. Então, isso resulta na exigência de limpeza, manutenção ou substituição completa das peças. Aliás, a limpeza ou a troca pode ocorrer com um dispositivo importante, o bico injetor

Continue lendo este artigo da Euro Brake, fornecedora de peças para carros importados, e entenda a função do bico injetor, sabendo quando substituí-lo por um novo!

O que é bico injetor?

O bico injetor é uma peça fundamental para o funcionamento de motores de combustão interna, tanto a gasolina quanto a diesel. Em suma, esse dispositivo atua injetando o combustível na câmara de combustão do motor de forma precisa e controlada. Esta auto peça contribui para diversos fatores, entre eles:

  • Melhor desempenho: A injeção de modo preciso garante uma queima eficiente do combustível, resultando em mais potência e torque para o motor.
  • Economia de combustível: O desperdício de combustível é minimizado, pois a quantidade injetada é adequada para cada condição de funcionamento do motor.
  • Emissão reduzida de poluentes: A combustão eficiente diminui a emissão de gases nocivos, como CO2, CO e NOx.
  • Menos ruído: O motor funciona de forma mais suave e silenciosa.

Como funciona o bico injetor, uma das principais peças para carros importados?

O bico injetor funciona da seguinte maneira: a bomba de combustível envia o combustível sob alta pressão para o trilho de injeção, um tubo que distribui o combustível para todos os bicos injetores.

Além disso, cada bico injetor possui uma válvula solenóide que é controlada eletronicamente pelo Módulo de Controle do Motor (ECM). Assim, quando a ECM aciona a válvula, ela abre uma passagem para o combustível fluir do trilho de injeção para a agulha do injetor.

Depois do acionamento da válvula solenóide, a agulha do injetor se abre, permitindo que o combustível passe e seja pulverizado na câmara de combustão. Então, o bico injetor pulveriza o combustível em um cone fino, o que garante uma mistura homogênea com o ar na câmara de combustão. Essa mistura ideal é fundamental para uma combustão eficiente.

Tipos de bicos injetores

  • Bicos injetores multiponto: Cada cilindro do motor possui um bico injetor individual.
  • Bicos injetores de corpo único: Um único bico injetor fornece combustível para todos os cilindros do motor. Este tipo é mais comum em motores a gasolina.
  • Bicos injetores piezoelétricos: Utilizam cristais piezoelétricos para abrir e fechar a agulha do injetor com alta precisão.

Quando limpar ou trocar o bico injetor?

Você suspeita que o bico injetor do seu veículo está com problemas? Então, vale levar o carro a um mecânico especializado para um diagnóstico preciso e reparo adequado. Mas, em uma avaliação, prévia, alguns sinais demonstram que a auto peça está com danos:

  • Motor perdendo potência;
  • Motor com dificuldade de partida;
  • Emissão de fumaça preta pelo escapamento;
  • Instabilidade no motor instável, principalmente em marcha lenta;
  • Aumento do consumo de combustível.

Muitas vezes, esses problemas acontecem pelo acúmulo de sujeira no bico, o que demanda a limpeza para a remoção da poeira e para a desobstrução do dispositivo. No entanto, caso a avaliação seja de troca da peça, conte com a Euro Brake!

Somos fornecedores de autopeças para as marcas BMW, Mercedes Benz, Volvo, Jaguar, entre outras, disponibilizando um estoque de mais de 15 mil itens importados. Fale conosco!